Lendas E Tradições

Lendas E Tradições

TRAJES CARACTERÍSTICOS:
De acordo com documentos antigos desta região, recuperam-se os trajes de trabalho, e o domingueiro, de levar à missa, festas e de romarias. O traje da mulher era caracterizado por saias franzidas, com muita roda e compridas, em xadrez, de fazenda ou chita; e blusas, justas ao corpo, de manga comprida, sem decotes, rendas e bordados eram utilizados para adornar as blusas. Também usavam o avental, o de todos os dias, geralmente de riscado e simples e os aventais dos domingos e dias de festa, eram um pouco mais elaborados ou por vezes bordados. Faziam ainda parte do traje da mulher os canos, que são uma espécie de meia sem pé, feitos em lã, e um chapéu preto, forrado de veludo, que era usado sobre um lenço. Como adorno a mulher usava apenas um cordão e brincos de ouro.


O traje do homem era composto por camisa, que era usada por baixo do colete e tinha um peitilho redondo ou quadrado e ceroulas confeccionadas geralmente em riscado, eram abertas nas perneiras e atadas com atilhos. Usados até meados do século XX, estes trajes podem ser, actualmente, apreciados nas manifestações etnográficas locais.

JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS:
De acordo com as memórias dos mais velhos, recuperam-se alguns brinquedos que povoam a memória dos nossos pais e avós como as "galgas" e os "piões" manufacturados em madeira. Fazem parte das recordações da infância de muitos, alguns jogos como por exemplo, o das "5 pedrinhas", "o bicho", "os 4 cantinhos", entre outros.


Na década de quarenta, no tempo livre ou nas tardes de domingo, os homens agrupavam-se nas tradicionais tabernas, onde frequentemente jogavam ás cartas, também era usual que á porta das tabernas houvesse o jogo do "chinquilho".

1735

Habitantes

52,19

Área/km2

33,2

Habitantes/km2